segunda-feira, 29 de agosto de 2011

JESUS SOBRE AS ÁGUAS

 Podemos entender melhor a relação de Jesus com seus discípulos, se por um momento pararmos para analisar alguns detalhes.
Texto – Mateus 14: 22 à 31: ¨E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão.
E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.
E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;
Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.
E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.
Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.
E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
 O que Pedro estava pensando? E por que ele acha que pode andar sobre as aguas?
 A história faz sentido se você entender o pano de fundo...
 - Jesus é um rabino judeu, com discipulos judeus, vivendo em um mundo judeu naquela época. Bom, Ele cresceu na Galiléia, e la as pessoas acreditavam que Deus havia escolhido Moisés para ser o libertador do povo, e que também Moisés havia escrito o Pentateuco ( que para os judeus chama-se Torá, e significa instrução ou caminho). Isso era o centro de suas vidas, e o foco do sistema educacional do povo. A grande maioria das crianças judias iam para escola com 06 anos de idade, aprender o Torá. Durante 04 anos, elas aprendiam nas sinagogas, através dos rabinos, que eram os professores locais do Torá. Esse ensinamento era dividido em 3 níveis:
* 1º NÍVEL: chamado de ¨bet sefer¨ - as crianças aprendiam e gravavam no seu coração todos os 05 livros do Torá, saiam de la com 10 anos de idade. A grande maioria voltava para sua familia, mas os melhores dos melhores eram convidados a continuar, e avançavam para o próximo nível.
* 2º NÍVEL : chamado de ¨beit talmud¨- entre 10 e 15 anos as crianças aprendiam todo o antigo testemento, de gênesis a malaquias. Decoravam tudo mesmo, de modo que ao final, a grande maioria voltava para sua familia e seus negócios. Mas os melhores dos melhores eram novamente convidados ao próximo nível.
* 3º NÍVEL: chamado de ¨beit midrash¨- ja com 15 anos, e aprovados em duas etapas, essas crianças iam até um rabino, e pediam para ser um discípulo (estudante) seu.
¨SER UM DISCÍPULO NÃO É APENAS SABER O QUE O RABINO SABE. É VIVER COMO ELE VIVE E FAZER O QUE ELE FAZ... ¨
Bom, os rabinos se diferenciavam nas suas interpretações do Torá, cada um tinha uma opinião diferente, isso é o que chamamos de GEMA DO RABINO. Era essa GEMA que o discípulo queria, essa forma de aprender. Claro que o rabino o testaria, faria perguntas sobre o Torá, os profetas, as culturas locais, tradições, afinal todo o rabino queria ter uma boa linhagem de discípulos. Se aceito pelo rabino, o discipulo deixaria a familia, amigos, a sinagoga e seu vilarejo, para devotar a sua vida e aprender com seu rabino.
 Isso é ser um discípulo. Você é um? Tem um ditado da região que dizia assim: ¨que você fique coberto pela poeira do seu rabino¨. A maioria dos rabinos começa a ensinar aos 30 anos. Jesus com essa idade,  encontra Pedro e André (pescadores) e diz a eles: ¨sigam-me¨.
Entenda, eles eram pescadores, haviam sido reprovados pelos seus rabinos, e voltam para o negócio de suas familias. Mas certo dia recebem um convite de um rabino para segui-lo. Entenda que esse convite queria dizer assim: ¨Venham ser  como Eu sou, fazer o que Eu faço¨. Logo mais Jesus encontra Tiago e João, que pescavam com seu pai  Zebedeu, mais dois que não haviam sido escolhidos pelos rabinos. Eles tinham em média 20 anos de idade, e Jesus os escolheu porque seu movimento era para todos de todo tipo. E eles, iriam mudar o destino da humanidade.
Voltamos ao barco, cheio de zés-ninguém... Eles veêm Jesus andar sobre as águas, e Pedro quis ir com ele. Mas por quê?  Resposta: Pedro é discípulo de Jesus, e quer  fazer o que seu rabino faz. Então ele sai do barco e caminha. Certo ponto ele começa a afundar e grita: ¨Jesus me salva¨. Eu sempre presumi que Pedro duvidara de Jesus, mas analise...  Jesus não estava afundando, ou seja, Pedro duvidara de si mesmo. Naquele momento ele perde a fé de que poderia ser como seu rabino, ser como seu mestre. Mas o mais incrível, apesar de tudo, é que Jesus não chamaria Pedro se não acreditasse nele.
Bom isso me leva a concluir que não é apenas a nossa fé Nele, mas também a fé de Jesus em nós. Ele acredita que podemos ser como Ele foi, fazer o que Ele fez, viver como Ele viveu.


¨Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, afim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em eu nome¨. (João 15:16)

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